segunda-feira, 4 de agosto de 2008

"As mulheres têm fios desligados" Antonio Lobo Antunes


Uma das mais incisivas crónicas de António Lobo Antunes, sobre Homens e Mulheres e o crepusculo das emoções e dos afectos.


"(...) e pergunto-me se os homens gostam verdadeiramente das mulheres. Em geral querem uma empregada que lhes resolva o quotidiano e com quem durmam, uma companhia porque têm pavor da solidão, alguém que os ampare nas diarreias, ns colarinhos das camisas e nas gripes, tome conta dos filhos e não os aborreça. Não se apaixonam: entusiasmam-se e nem chegam a conhecer com quem estão. Ignoram o que ela sonha, instalam-se no sofá do dia a dia, incapazes de introduzir o inesperado na rotina, só são ternos qd querem fazer amor e acabando o amor arranjam um pretexto para se levantar (chichi, sede, fome, a janela de que se esqueceram de baixar o estore) ou fingem que dormem porque não há paciencia para festinhas, pá, e a respiração dela faz-me comichão nas costas, a mania de ficarem agarradas à gente, no ronhónhó, a mania das ternuras, dos beijos, quem é que atura aquilo? (...)

(...)Sinceramente as minhas filhas preocupam-me: receio quelhes caia na sorte um caramelo que passe à frente delas nas portas, não lhes abra o carro, desapareça logo a seguir por chichi-sede-fome-persiana-mal-descida-e-os-ladroes-percebes, nãose levante quando entram, comece a comer primeiro um belo dia.(...) O problema está em mim não em ti , que extraordinária treta. Com os elogios que vêm logo depois: és inteligente, és sensivel és boa, és generosa, oxalá encontres etc., que mulher não ouviu bugigangas destas? (...)

António Lobo Antunes in Crónica Visão de 31 de Julho de 2008


1 comentário:

Anónimo disse...

Olá! Será que podes enviar-me este texto completo para o meu mail? Já o procurei no site da Visão mas não o encontrei... obrigada